Indubitavelmente, se consideraros o Meio Ambiente como o todo que nos rodeia, exercendo influência sobre nós ou, em muitas vezes sendo influenciado por nós, concluimos que em ordem decrescente, o meio ambiente do ser humano é o planeta Terra, seu Pais, seu Estado, seu Município, sua Casa - palcos onde se desenrolam todas as complexidades sociais, politicas e econômicas, geradas pelo homem para afetar o próprio homem. Dai, podemos dizer que o homem é um coplexo que gera complexos. A incontrolável buscade fama e poder, leva o ser humano a constatar a veracidade da máxima latina que diz. "Homo lupus Homine" (o homem é lobo do próprio homem).
A comptição globalizada atesta a destruição de princípios e valorez em prejuizo do meio ambiente físico e sócio - político, o que leva as pessoas a terem como único objetivo na vida a sobrevivência a qualquer custo e por quaisquer meios. Citando apenas um exemplo, chamamos a atenção para o dominio do corporativismo sobre o setor administrativo mundial.
A poluição do ar pelas fumaças expelidas pelas industrias, destroem as fontes de matéria prima, desaloja homens do seu habtat, induz a sociedade ao "modismo do consumo", aumentando a geração de lixo inorgânico expelidores de dioxina quando insinerados e , assim, vão destruindo impiedosamente os seres vivos e sua habitação maior - a Terra.
O Município de Acará, situado na Amazônia Legal, faz parte do contexto do meio ambiente acima referido e, como o mundo inteiro, precisa de solucionar problemas ambientais, sejam gerais ou específicos. Dai, necessitarmos de expressar nossa ordenação de trabalho.